Quem já fez ou faz o curso de Pentest Avançado comigo, sabe que abordamos a fase de bypass de controles de acesso à redes, inclusive aquelas que utilizam NAC.
Muitas soluções para bloqueio de acesso à redes e autenticação, utilizam o protocolo EAP (Extensible Authentication Protocol) para redes wireless, através de diversas implementações, como WPA, WPA2 e IEEE 802.11. Para entender melhor esse protocolo, indico a leitura da RFC 5247, que é a atualização das obsoletas RFCs 2284 e 3748.
O grande problema aqui, é que algumas soluções (se não a maioria), ainda utiliza a definição do EAP como designado na RFC 3748, que é o EAP MD5-challenge, cujo algoritmo é fraco e a metodologia de autenticação é falha, permitindo que através da captura de pacotes de rede, com o MD5-challenge, o atacante consiga, utilizando uma boa wordlist, prever a senha de autenticação ao gerar o mesmo hash a partir do challenge enviado + palavra de uma wordlist que deve ser igual ao hash capturado no pacote de rede.
O que é mais interessante, é que isso pode ser feito até mesmo sem estar autenticado, pois o dispositivo obtém um acesso limitado na rede para poder se comunicar com o servidor RADIUS para troca de pacotes na tentativa de obtenção da autenticação. Nesse período, é possível capturar pacotes com os hashs necessários para descoberta da senha de autenticação.
É importante, no entanto, atentar para diferentes cenários, pois em redes wireless isso é muito mais tranquilo, já que os pacotes trafegam em broadcast, mas em redes cabeadas você precisa de duas placas de rede em modo bridge para se conectar ao switch com uma delas e na outra, um dispositivo que seja autenticado na rede mas que se utilize de criptografia fraca ou nenhuma, como impressoras e VoIP phones.
Para facilitar nossas vidas, existem algumas ferramentas que podem nos auxiliar nesse processo. Duas delas merecem destaque em minha opinião, EAPMD5pass e Auto_EAP.
O EAPMD5pass é um programa (precisa ser compilado) que permite, após a captura de pacotes utilizando tcpdump ou wireshark, por exemplo, tentar quebrar a senha dos pacotes enviados com o hash md5 do challenge + senha. Esse programa foi criado por um profissional conhecido e respeitado da área de segurança, chamado Johnny Long, e pode ser baixado a partir de seu site.
Já a segunda ferramenta, baseada em Python, Auto_EAP, se utiliza da biblioteca wpaspy para realizar ataques contra a autenticação de redes wireless, através de um daemon chamado wpa_daemon, para evitar o lock out de contas ativas. Para usar essa ferramenta, execute primeiro o script RunMeFirst.py. E o único problema que vejo nessa ferramenta, ainda é sua falta de suporte à wordlists para quebra de senha e o fato de não ser multi thread. Para quem sabe um pouco de Python, nada muito difícil de resolver, ou então esperar uma nova versão.
É isso pessoal, divirtam-se!