5 de setembro de 2015

Filmes e séries sobre segurança

Pessoal, ultimamente tem surgido uma série de vídeos e jogos que incluem o tema hacking. Já na década de 80 e 90 tivemos filmes com essa temática, assim como documentários. 

Lembro agora de "Jogos de Guerra", "Sneakers", "Matrix", "Hackers: Anjos ou Demônios", "Hackers", "Hackers 2: Operação takedown"; acho que foram os principais em termos de divulgação e conteúdo. 

 Já na última década até os dias atuais vários outros surgiram, como "Duro de Matar 4.0" e "Black Hat", que é bem mais recente. Além desses, eu gostaria de destacar e indicar a série "Mr. Robot", com conteúdo bem atual e tecnicamente correto (o que é raro de se ver), além dos documentários "Who am I" (https://www.youtube.com/watch?v=DaJ-xJ_6rS8) e "Algorithm" (https://www.youtube.com/watch?v=6qpudAhYhpc). 

 É bem interessante ver a cultura hacker se espalhando por aí e cada vez mais sendo mais bem compreendida. Obviamente que muita gente ainda não entende o estilo de vida, o conceito, a filosofia por detrás desse movimento, mas as pessoas estão bem mais esclarecidas do que a 10 anos atrás. E para finalizar, para os geeks de TI em geral, não necessariamente da área de segurança, assistam a série inglesa de 3 e temporadas de "IT Crowd" só para vermos como ainda somos pouco valorizados e compreendidos. 

 Quando nós começarmos a nos valorizar mais como profissionais, deixaremos de ser "o garoto da informática" e termos nosso lugar na sociedade mais respeitado. De qualquer forma, já tivemos um avanço no esclarecimento sobre nosso trabalho e por incrível que pareça essas séries e filmes tem ajudado e muito. Nos veremos em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário