O ZIB é conhecido como The Open TOR Botnet, sendo um projeto baseado em Python, que até alguns meses atrás ainda era completamente indetectável pelos antivírus, pois se utiliza de um padrão de encriptação e ofuscamento utilizado pelo DoD (Department of Defense) americano, que é alterado para cada novo deployment. Resumindo: para cada novo cliente gerado para a botnet, o tamanho e codificação do arquivo é diferente, nunca mantendo a mesma assinatura, por exemplo.
Outro ponto, que pode ser percebido pelo nome do projeto, é que a comunicação é feita via TOR, para encriptar e evitar o rastreamento da fonte de controle dos bots, que são gerenciados através do IRC.
Outras duas características desse bots, é que eles podem usar um sistema de autenticação para permitir que apenas usuários com credenciais possam acessá-los e comandá-los, seja toda a botnet, ou apenas uma parte da botnet; e a outra características, é o gerenciamento de pagamentos via BitCoin, através do qual o dono da botnet pode "alugar" seus hosts para outras pessoas.
É bem importante frisar, como o próprio desenvolvedor da ferramenta colocou em seu github, que essa ferramenta é para propósito de pesquisa. Portanto, indico o uso dessa ferramenta para que possam entender o funcionamento de uma botnet, e criar labs onde sejam capazes de monitorar o funcionamento e fazer a forense de hosts infectados, como exercício de resposta a incidentes.
Confesso que das versões gratuitas de botnets liberadas para pesquisa, essa foi uma das mais completas que encontrei até hoje.
Para entender as muitas características e funcionalidades, além de poder baixar os arquivos do ZIB, acessem o GitHub dos desenvolvedores através desse link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário