6 de agosto de 2009

BIND: Ataque pode causar Negação de Serviço através do Dynamic Update

Essa vulnerabilidade do BIND foi reportada por Matthias Urlichs e liberada ao conhecimento público no dia 28/07/2009. Quando explorada remotamente, causa uma negação de serviço (server crash) através de uma mensagem específica de atualização dinâmica (dynamic update message).

Essa vulnerabilidade afeta todas as versões do BIND 9 e possui um alto grau de risco, podendo ser explorada remotamente através de um exploit que já circula há um tempo pela internet.

O recebimento de uma mensagem, especialmente criada, para uma zona na qual o servidor é o principal pode causar a negação de serviço. Testes indicaram que o ataque foi formulado para uma zona da qual a máquina atacada é o servidor master. Lançando o ataque contra zonas slaves não se obteve sucesso.

Esta vulnerabilidade afeta todos os servidores que são masters para uma ou mais zonas - não é limitada àqueles que são configurados para permitir atualizações dinâmicas. Controle de acesso não ajudará muita coisa no caso de um ataque.

O "dns_db_findrdataset()" falha quando o pré-requisito da mensagem de atualização dinâmica contém um registro do tipo "ANY" e onde há ao menos um RRset para este FQDN no servidor.

O exploit pode ser encontrado aqui:

Solução

Atualização do BIND para as versões 9.4.3-P3, 9.5.1-P3 ou 9.6.1-P1, que podem ser baixadas nos endereços abaixo:

http://ftp.isc.org/isc/bind9/9.6.1-P1/bind-9.6.1-P1.tar.gz
http://ftp.isc.org/isc/bind9/9.5.1-P3/bind-9.5.1-P3.tar.gz
http://ftp.isc.org/isc/bind9/9.4.3-P3/bind-9.4.3-P3.tar.gz

Nenhum comentário:

Postar um comentário